Assim como a classe Date() uma outra classe nativa em várias linguagens que quebra um galho legal é a Math (Mathematical).
Além de contar com algumas funções ela também fornece valores de constantes ou valores matemáticos, como por exemplo PI e raiz quadrada de 2.
Funções:
Math.round() : Arredonda um valor real para inteiro. Se o valor da casa depois do ponto for maior ou igual a 5 é arredondado para cima, caso contrário para baixo;
Math.round(4.5); // retorna 5
Math.round(3.49); // retorna 3
Math.random() : Retorna um valor real e aleatório entre 0 e 1.
Math.random(); // ex 0.56766776... (até 17 números depois do ponto)
Math.max() : Retorna o número de maior valor entre dois.
Math.max(4,7); // retorna 7
Math.min() : Retorna o número de menor valor entre dois.
Math.min(4,7); // retorna 4
Constantes Matemáticas:
Math.E // valor de Euler (Oiler)
Math.PI // valor de PI
Math.SQRT2 // valor da raiz quadrada de 2
Math.SQRT1_2 // valor da raiz quadrada de 0.5 (1/2)
Math.LN2 // valor do Logaritmo Natural de 2 (ln 2)
Math.LN10 // valor do Logaritmo Natural de 10 (ln 10)
Math.LOG2E // valor do Logaritmo de E (Math.E) na base 2
Math.LOG10E // valor do Logaritmo de E na base 10.
Veja em ação:
Clique aqui para ver esses exemplos funcionando.