A Programação Orientada a Objetos (POO) tem grande vantagem diantes as demais, como por exemplo o reuso de código, organização lógica dos programas e estruturação do código produzido.
Abaixo alguns conceitos de POO.
Classe É na classe que definimos as propriedades e os métodos dos objetos.
Objeto: É a instância de uma classe, é o elemento criado a partir da classe, segundo o molde definido nela.
Herança: É a característica da Orientação a Objetos que permite derivar uma classe de outra já existente. Herdando seus métodos e tudo que contém nela.
Polimorfismo: É a alteração da funcionalidade de um método em diferentes níveis de classe, sem alterar o formato do mesmo. Permite a Classe derivada alterar a funcionalidade de algo feito pela mãe, aproveitando ou não o que a mãe fazia. Ou seja, é o fato de objetos diferentes responderem a uma mesma chamada de método de maneiras diferentes.
Exemplo (Java):
class FormaGeometrica {
public void introduz() {
System.out.println("Sou uma forma geométrica");</p>
}
}
class Retangulo extends FormaGeometrica {
public void introduz() {
System.out.println("Sou um retângulo");
}
}
class Circulo extends FormaGeometrica {
public void introduz() {
System.out.println("Sou um círculo");
}
}
public class Uso {
public static void main (String[] args) {
FormaGeometrica g1, g2, g3;
g1 = new FormaGeometrica();
g2 = new Retangulo();
g3 = new Circulo();
g1.introduz(); // Sou uma forma geométrica
g2.introduz(); // Sou um retângulo
g3.introduz(); // Sou um círculo
}
}
mais sobre:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Orientado_a_objeto http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2365