XHTML (Extensible Hypertext Markup Language) é uma linguagem de marcação baseada em XML escrita para substituir o HTML.
No XML podemos criar nossas próprias tags, e o XHTML já vem com as tags pré-definidas baseadas nas tags já conhecidas do HTML. Utilizando as regras do XML.
Já que o XHTML usa as tags do HTML para que utilizá-lo?
Imagine que para cada página da internet que você fosse ver um código diferente. E que cada pessoa fosse definir o seu padrão. Seria muito difícil verificar se aquele código estaria dentre os padrões. É aí que entra o XHTML.
Para construir uma página em XHTML você deverá seguir os padrões da W3C, padronizando os códigos e tornando mais fácil sua validação e a legibilidade.
Por exemplo: todas as tags e seus atributos devem ser escritos em letra minúscula, todo valor dos atributos devem estar entre “” (alt=“Olá”), e as tags simples devem ser fechadas com “/>” ().
Alguns exemplos:
Tags e atributos:
**errado:** **certo:**
Aninhamento das tags:
**errado:**parágrafo negrito
**certo:**parágrafo negrito
O XHTML é dividido em três tipos (DOCTYPE):
**Strict:** o mais rigoroso, exige que seja seguido por completamente os padrões. **Transitional:** transição da forma antiga de marcação para uma nova forma. Utilizado por quem ainda está preso à alguma forma antiga em seu site. Sendo um pouco menos rigoroso que o Strict. **Frameset:** usado quando se utiliza frames no site.
Principais diferenças entre XHTML e HTML
Além das tags escritas em letra minúscula, o fechamento obrigatório das tags, e as aspas. Também a sintaxe dos atributos devem ser escritas por completo (
- para
- ). E a “troca” do atributo name para o atributo id.
Logo veremos mais a fundo o que são DOCTYPE e como funcionam e a declaração de um XHTML.
mais sobre: Maujor.com - Tutorial XHTML W3.org - O que é XHTML? W3schools - XHTML validation W3Schools - Diferença entre XHTML e HTML Revolução.ect.br - O que é XHTML? Revolução.etc.br - Doctype Linha de Código - Tutorial XHTML Linha de Código - Escrevendo um XHTML válido