Rogério Lino

Web development and tips

Flash: SWFAddress + ReWrite = SEO

SWFAddress é uma pequena mas poderosa biblioteca que provê deep linking para Flash e Ajax. É uma ferramenta de desenvolvimento, permitindo a criação de URLs unicas e virtuais que podem apontar para uma seção do site ou aplicação. SWFAddress habilita algumas de importantes capacidades que faltam hoje em dia nas tecnologias RIA, incluindo:

  • Adicionar ao Favoritos de um navegador ou site social

  • Enviar links via email ou mensageiros instantâneos

  • Procurar por um conteúdo específico através dos sites de buscas

  • Utilizar o histórico do navegador e o botão de recarregar

O Flash está para o SEO assim como o Coringa está para o Batman. Mas nem tudo está perdido quando se trata de otimizar a indexação do site em SWF nos mecanismos de busca. Com SWFAddress você pode interagir com a página via javascript alterando a URL e o próprio conteúdo do filme, possibilidade do o uso dos botões voltar e avançar do browser, adicionar ao Favoritos e alterar a animação do seu filme de acordo com a URL que está sendo requisitada.

Caso sua página seja acessada através da URL **http://siteemflash.com/#contato**, você poderá pular na timeline indo direto para o frame do contato. Para evitar o reload da página toda interação é feita através de âncoras html (#). E as alterações da URL utilizando âncoras são desprezadas pelos buscadores, uma vez que a âncora só serve para movimentar o foco na mesma página, logo o seu conteúdo permanece inalterado.

É aí que entra o módulo ReWrite do Apache, com o mod_rewrite podemos escrever condições para tratar as requisições, redirecionando-as ou não. Então voltando ao exemplo anterior, teríamos uma condição que quando for requisitada a página **http://siteemflash.com/contato** (ou qualquer outra URL) redireciona para a página inicial (index) adicionando a âncora para contato (#contato) e imprime na página o conteúdo referente à mesma. Esse conteúdo impresso não será visível, apenas para indexação. O sitemap ou a estrutura básica do site, também deve estar contido no bloco de código html invisível, juntamente com todas outras informações relevantes.

Resumindo, você acaba tendo um trabalho dobrado ao desenvolver o site, mas evita transtornos de indexação. É muito útil para quem não abre mão do site feito com o uso da ferramenta da Adobe.

No próprio site da Asual tem um exemplo de uso do SWFAddress para SEO (o exemplo pode ser baixado pelo site). Abaixo segue alguns sites que fizeram uso da biblioteca, no qual o primeiro eu participei do desenvolvimento:

Comments