Rogério Lino

Web development and tips

Javascript: Games

Conforme a evolução dos browsers e consequentemente das suas engines de javascript, hoje é possível encontrarmos diversas API/Engines dessa linguagem de script. E um tipo de engine que vem crescendo nessa linguagem é a de jogos.

O que antes precisariámos de um plugin adicional - Flash Player e/ou Java Applet - consumindo mais memória e processamento, podemos agora nos divertir com jogos rodando nativamente no browser.

É possível encontrar na web jogos desde os simples e clássicos Paciência (Solitaire), Tetris, Resta Um (Peg), passando por clássicos não tão simples como Mario Kart, até jogos mais complexos como Shadow of Time 4 e Crystal Galaxy.

Segue abaixo alguns jogos:

Javascript Game Engines:

gameQuery: é um plugin do famoso jQuery, que fornece animação de sprites multi camadas, hierarquia de sprite (agrupamentos), detecção de colisões, dentre outras funcionalidades. Para visualizar alguns demos de jogos desenvolvidos por essa engine é só clicar aqui.

GameJS: inspirado nos códigos javascript da ExtJS e com a ideia de portar a facilidade de criar jogos da XNA Game Framework da Microsoft. No site do projeto possui um jogo demo chamado Jetris.

EffectGames: consiste na verdade em um site que provê ferramentas online e gratuitas para desenvolvimento, hospedagem e compartilhamento de jogos. Há uma wiki contendo o passo-a-passo de como utilizar as ferramentas através do Getting Started Guide. E também há a documentação da API fornecida pelo site. Na própria página principal você irá encontrar os demos.

Render Engine: engine cross-browser, opensource, tem como principal característica facilidade de uso. Veja seus demos aqui.

Akihabara: engine para jogos arcade, estilo 8-bit. Na mesma página da engine se encontram os demos.

Mais sobre jogos em javascript:

http://www.def-logic.com/

http://www.javascriptgaming.com/

http://www.webresourcesdepot.com/25-amazing-javascript-games-some-fun-and-inspiration/

Comments