Rogério Lino

Web development and tips

Python: PyCACIC

![Cacic](http://rogeriolino.files.wordpress.com/2008/07/logo.png)**CACIC:** “Primeiro Software Público do Governo Federal, resultado do Consórcio de Cooperação entre a SLTI - Secretaria de Logística Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG e a DATAPREV - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, desenvolvido pelo Escritório Regional da DATAPREV no Espírito Santo. O Cacic é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. Também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.” **fonte:** [http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=3585](http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=3585)

PyCacic

Há bastante tempo existe a versão do Agente Cacic para Windows, versão bastante difundida não só no Brasil quanto no mundo, mas ainda não existia uma versão para GNU/Linux. O que para a comunidade de software livre era uma pena, diante da grande utilidade e compentência do Cacic.

E para felicidade geral foi lançada nesta segunda-feira (30/06/08) a versão rc1 (release candidate 1) do agente para GNU/Linux escrita em Python, no qual tive o prazer de ser um dos principais desenvolvedores junto com toda - excelente - equipe de desenvolvimento da Dataprev (URES - Unidade Regional Espírito Santo).

Esta versão conta com a praticidade de um gerador de pacotes preconfigurados (deb, rpm ou tgz genérico) para facilitar a instação nas estações. Coleta informações de software, hardware, variáveis de ambiente, informações de rede e patrimoniais, partições e unidades de disco.

O código fonte e pacotes podem ser baixados no próprio site da comunidade no Software Público Brasileiro.

Comments