Rogério Lino

Web development and tips

Flash: startDrag() E stopDrag()

Aproveitando o post anterior sobre uma div arrastável usando Javascript. Vamos ver agora como seria feito uma janela também arrastável só que no Flash.

Primeiro de tudo é desenharmos nossa janela, ela será divida da seguinte maneira:

**janela** (MovieClip Principal) |– **barra**; |– **minimax**; |– **fechar**; -- **conteudo**.

Use as ferramentas de desenho para construir a janela, mas deixe os desenhos separados como mostrado acima. Se você ainda não está familiarizado leia este post primeiro.

A minha janela ficou assim:

Desenho da Janela

Aonde cada parte (desenho) é um MovieClip diferente, para transformar o seu desenho em MovieClip selecione ele aperte F8 coloque o nome do MC e verifique se o radiobutton MovieClip realmente está marcado.

Após criado o Movie devemos instanciâ-lo, para isso clique nele e vá na aba Propriedades (CTRL+F3), preencha o campo instância (siga os nomes definidos acima).

Com os quatros MovieClips prontos (barra, minimax, fechar e conteudo) selecione-os e aperte novamente F8 para transformá-los no nosso MC janela.

Caso você queira editar algum movie ou apenas posicionar melhor, dê um duplo clique nele e poderá navegar através dos demais que estão contidos nele.

Agora com os MCs criados e instanciados, vamos às actions:

Clique no frame principal (o primeiro frame da timeline) e aperte F9. Cole o código abaixo:

this.janela.barra.onPress = function() {
    this._parent.startDrag();
}

this.janela.barra.onRelease = function() {
    this._parent.stopDrag();
}

this.janela.fechar.onRelease = function() {
    this._parent._visible = false;
}

this.abrir.onRelease = function() {
    this._parent.janela._visible = true;
}

this.janela.minimax.onRelease = function() {
    this._parent.conteudo._visible = !this._parent.conteudo._visible;
}

Ao contrário do Javascript e das versões bem mais antigas (até a 5) do Flash não é necessário um método para pegar um alvo. Você mostra o caminha para se chegar nele a partir do palco (_root sempre para raiz, ou this este filme - isso ficará mais claro quando aprendermos sobre carregar filme externo).

Por exemplo o movie fechar está no dentro do MC janela que por sua vez está no palco, então: this.janela.fechar. E se você estiver em um MC (fehcar por exemplo) e queira acessar o seu pai (janela), fica assim: this._parent.

Repare no código que a lógica é a mesma, porém no Flash tem um método nativo para realiza esse arrastar (startDrag()) e um para parar esse arrastar (stopDrag()). O que no HTML temos que fazer na mão mesmo.

O que reduz e muito o código final. Agora é só testar (CTRL+ENTER).

Para ver o exemplo clique aqui.

Comments