Rogério Lino

Web development and tips

Javascript: Draggable Window

Tem algum tempo já que estava de bobeira e acabei fazendo um exemplo de uma div (janela) arrastável.

Simulei uma janela padrão em alguns Sistemas Operacionais, tem a barra superior com o título da janela, o espaço ao centro para o conteúdo e uma barra no final, a statusbar (essa só para incrementar mesmo).

Há nela também três opções: “minimizar/maximizar”, “esconder” e “fechar”.

Na opção “minimizar” é alterado a propriedade display do CSS da parte do conteúdo para none. Voltando para block com “maximizar”.

O “esconder” além de aproveitar a função para “minimizar” também altera o display da statusbar para none. E seta a posição da janela para a origem da tela (left:0 e top: 0).

E o “fechar” por sua vez altera a propriedade do visibility do CSS da janela toda para hidden. E no palco tem uma opção para (re)abrir a janela, que altera o visibility para visible.

O porquê de usar visibility para “fechar” a janela é porque não queremos mudar o comportamento da janela, como ela é vista, e sim só sumir, torná-la invisível. O mesmo não funcionaria muito bem com o conteúdo porque fazendo ele só sumir ainda ficaria o seu “espaço guardado” fazendo apenas o conteúdo ficar invisível ao invéz da janela realmente minimizar.

Ao arrastar a janela também é alterado o cursor, mudando para move. O que caracteriza melhor a janela sendo arrastada.

Qualquer dúvida é só deixar no comentário.

Exemplo: Draggable Window

Source: Draggable Window

Comments