Rogério Lino

Web development and tips

Editores HTML - Qual Usar?

Uma coisa muito discutida por quem trabalha com Web é qual editor usar. Mas antes de ficar testando editor por editor a procura de um que mais lhe agrade é bom procurar saber mesmo o que você espera que um bom editor tenha.

O primeiro editor de HTML que usei foi o Dreamweaver na época em sua versão 4, de lá pra cá muita coisa mudou nele e hoje em dia com certeza é um dos editores mais completos, senão o mais completo. Porém não é freeware. Mas depois que passei a escrever todo o HTML “na mão”, comecei a ver que muitas de suas ferramentas eram dispensáveis e que ele era muito pesado só para eu ficar digitando, além de ter os códigos gerados automaticamente muito “sujo”. Procurei então por um editor mais leve. Usei durante um tempo o próprio bloco de notas do windows, mas quando o código começa a ficar muito grande aquele monte de letra da mesma cor passava a ser desagradável.

Quando encontrei o EditPlus realmente era o que eu queria, simples, leve e só com as ferramentas que eu espera que um editor tivesse - como por exemplo paleta de cor e FTP - além de pintar todo o código facilitando a legibilidade. Foi amor a primeira vista e até hoje utilizo ele tanto para construir um documento XHTML quanto para CSS. Mas esse também é shareware.

Esses dias quis procurar por novidades na internet, ver se talvez pudesse ter um editor que me agradace mais, sem fugir da mesma simplicidade do EditPlus, e melhor, um editor freeware.

Encontrei dois editores que me agradaram muito:

Primeiro o PSPad com interface muito parecida com a do EditPlus só que mais robusto. Possui uma paleta de cor mais abrangente com mais opções na hora de escolher a cor, outra coisa que me agradou muito também foi o indentador automático - apesar do custume de utilizar a tecla tab para alinhar - e vem também com uma opção autocompletar, teclando CTRL+J abre uma caixa com as opções para você escolher, ideal para pessoas como eu que do nada esquecem os nomes de alguns atributos -, isso além de fechar automáticamente as chaves, parênteses e aspas (ainda vou ter que me acostumar com isso).

O segundo foi o Araneae 5 excelente editor para aqueles que não abrem mão do velho bloco de notas. Tão leve quanto, mas com funcionalidade de colorir o código, paleta de cor e tem no canto direito uma aba com algumas tag e atributos, bastando só clicar para adicionar ao documento. Tem uma interface parecida com os programas da Macromedia, versão MX.

mais sobre:

Revolucao.etc.br - Web Standards e as Ferramentas de desenvolvimento

[ editado ]

O EditPlus também tem a opção de fechar as tags automaticamente, só que vem desabilitada.

[ /editado ]

Comments