Rogério Lino

Web development and tips

Tags - O Que São?

São as estruturas que formam o HTML, podem conter atributos ou não. Uma tag é constituída por um sinal de “<” no começo seguido de seu nome mais o sinal de “>”. Os atributos da tag são especificados dentro dela.

exemplo:

1
<hr align="center" width="50%">

resultado:


note que todos os valores dos atributos estão entre “”, mesmo não sendo necessárias para o HTML, mas é bom acostumar para que quando começar a trabalhar com o XHTML (veremos) - para que seja validado pela W3C. O mesmo serve para a “/”, que é insirida no final das tags simples, como é o caso da tag hr. Abaixo as principais tags e seus atributos:html - a tag princiapal da página aonde ficará todas as outras tags.head - dentro da tag head ficam o titulo (title), os scripts (javascript) e o estilo (CSS), além de outras tags como meta e link.title - define o título da página.

body - o corpo da página, o que vai aparecer para o visitante.

hn - varia de h1 até h6, vem com predefinições para o texto, utilizada para títulos.

p - para iniciar um parágrafo.

blockquote - serve para definir uma citação do texto.

hr - horizontal rule, inseri uma linha horizontal. Pode ser controlada pelos seguintes atributos:

width: tamanho da linha, medida em pixel ou porcentagem; size: largura da linha, medida em pixel; align: define como será alinhada a linha (left, center, right); noshade: retira a sombra da linha;

font - para formatar a fonte da página.

size: tamanho da fonte, vai de 1 até 7; color: cor da fonte em hexadecimal; face: o tipo da fonte, pode-se escolher mais de uma fonte separando por vírgula no qual o browser vai procurar qual o visitante tem da esquerda para a direita - usa-se como default “Sans-Serif”; ex: Texto

a - defini um link na página.

href: destino do link, pra onde o usuário vai. title: a descrição que irá aparecer ao repousar o mouse em cima.

img - adiciona uma imagem à página. Tag simples, então termina com “/”.

src: destino da imagem. alt: descrição da imagem (ao posicionar o mouse em cima). Opcional, mas para ser validado tem que pelo menos conter. ex: alt=”“. width: largura. height: altura. ex:

i - adiciona itálico ao texto;

b - adiciona negrito ao texto (bold);

center - centraliza o conteúdo contido nele na página.

Algumas dessas tags - como por exemplo i, b e center e os atributos da tag font - quase não são usadas e seus atributos também, sendo substituídos por classes ou ids definidas no CSS (Cascade Style Sheet). Mas é bom vermos para termos uma boa base sobre como funcionam as tags.

Toda tag pode receber uma id e/ou class para ser identificada e formatada no CSS.

Dica: tente testar as tags alterando os atributos e ver os resultados para melhor fixar e compreender.

mais sobre:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tag

Comments